sábado, 27 de agosto de 2016

A Ética do cristão no trabalho



Amigos, 3/4 da vida passamos dormindo ou trabalhando. Que coisa, é muito tempo! Raciocine: onde você passa mais tempo: no templo da sua igreja ou no local de trabalho? Na "igreja" (estou usando o termo no sentido popular, antes que alguém escreva reclamando...) passamos por semana quando muito 10 horas. No trabalho passamos isso quase todo dia. Ora, é óbvio que se a gente passa tanto tempo trabalhando, e se não deixamos de ser cristãos quando saímos do templo, a nossa vida profissional, ao lado da vida familiar, são os dois ambientes onde poderemos mostrar de forma mais efetiva o nosso cristianismo.
Não se trata de definir, nesse momento, o que é mais importante, ou onde você aprende mais etc etc. É apenas a constatação de um fato, e da maior relevância. A maioria de nós não pode se dar ao luxo sequer de escolher onde QUER trabalhar. Estamos mais para agradecer a Deus onde CONSEGUIMOS trabalhar. E Deus vai conosco para o nosso trabalho, e nós continuamos a ser "sais da terra", mesmo depois que passamos a catraca eletrônica e ligamos a máquina na fábrica, ou atendemos o paciente no consultório, ou o cliente na loja ou participamos da audiência, ou negociamos a venda do produto ou ...
Acho que está na hora de questionarmos mais profundamente qual deve ser nossa postura nesse local onde ganhamos o "pão de cada dia". É necessário que a gente comece a pensar melhor em como nos posicionamos como cristãos na esfera profissional. Parece-me constrangedor o fato de que, sendo esse o fator que durante mais tempo envolve a nossa vida, não seja tão discutido e abordado como outros temas.Discutimos exaustivamente como devemos nos reunir, por exemplo. Mas esquecemos de que a nossa vida (infelizmente, até) não é uma constante reunião de crentes. A segunda-feira chega para todo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário